quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Video sobre a Raiva/ Semana Europeia de Veterinária

Lançamento da Semana Europeia da Veterinária 2009
A Conferência de lançamento da Semana Veterinária Europeia 2009 teve lugar em Bruxelas, no passado dia 28 de Setembro, sob o título “Animais + Humanos = UMA SAÚDE”/ "Animals + Humans = ONE HEALTH".
Este evento, que contou com a participação de mais de 400 conferencistas, da União Europeia e países terceiros, iniciou-se com a intervenção da Comissária para a Saúde, Androulla Vassiliou, que sublinhou o sucesso alcançado com esta iniciativa em 2008, bem como com o roadshow que percorreu as principais feiras veterinárias e agrícolas da Europa, realçando a necessidade de maior reforço na cooperaçao entre saúde humana e veterinária no futuro.
Tendo como principais temas a Raiva, Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis (TSEs) e Influenza, os oradores da DG SANCO (Direcção Geral da Saúde e Consumidor, U.E.), a OIE, FAO, OMS, e ECDC, entre outros, demonstraram a importância e também os benefícios alcançados na cooperação ente diferentes profissões do ramo da saúde. A Semana Europeia da veterinária realizou-se em 2008, e agora em 2009, e tendo em consideração o seu sucesso, a Comissão Europeia anunciou que esta iniciativa irá continuar no ano 2010.
As apresentações desta conferência estão disponíveis no Website da DG Sanco.
Um video informativo sobre a raiva foi apresentado durante a conferência, que coincidiu com a celebração do Dia Mundial da Raiva.
Veja o video em Português no youtube sobre esta importante zoonose (raiva):

Relembra-se que este ano, a Semana Europeia da Veterinária conta com a colaboração dos estudantes de Medicina Veterinária dos países participantes, que irão organizar várias actividades a nível nacional. Em Portugal, a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto, em colaboração com a Associação Nacional de Estudantes de Medicina Veterinária (ANEMVet), serão responsáveis pela organização das actividades. Para mais informações consulte:
http://www.omv.pt/noticias/semana-europeia-da-veterinaria-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado