sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CM Santarém coloca cães do canil a vigiar prédios militares abandonados

A Câmara de Santarém decidiu colocar cães do canil municipal a guardar o bairro de apartamentos deixado pelos militares da Escola Prática de Cavalaria, quando esta foi transferida para Abrantes, no final de 2006. António Valente, vereador da Câmara Municipal de Santarém, disse à Agência Lusa que esta foi a forma encontrada para evitar a vandalização do espaço
e a sua ocupação "iminente" por parte de marginais.
Os cães foram colocados no piso térreo dos blocos de apartamentos, assegurando António Valente que os dejectos deixados pelas casas são preferíveis aos estragos que já se vinham registando no espaço, lembrando o que aconteceu no quartel deixado pela EPC, em que "até os caixilhos das janelas, os canos, os sanitários, as portas desapareceram".
Sublinhando que o espaço foi entregue pelo Estado à guarda da autarquia, mas que esta ainda não é proprietária dos imóveis, António Valente afirmou que o destino a dar às casas só será decidido quando forem pertença do município.
O vereador assegurou que a presença dos cães naquele espaço não representa qualquer perigo para a saúde pública, já que estão sob vigilância do veterinário e os dejectos "limpam-se".
A autarquia ainda colocou redes para tentar evitar o acesso aos blocos de apartamentos, "mas não foi suficiente", disse, frisando que os cães, colocados esta semana, "estão a cumprir o seu dever".
"Estamos a tentar preservar aquele espaço, que já foi alvo de alguns actos de vandalismo, tendo nomeadamente sido rebentados fechos e vidros partidos", disse, adiantando que a decisão de colocar os cães teve também a ver com a informação de que o espaço "estava em vias de ser ocupado por marginais".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado