terça-feira, 23 de junho de 2009

[revista Veterinária Actual] Entrevista com Ana Elisa, presidente da ANVETEM «Há bons exemplos a nível dos municípios»

«Há bons exemplos a nível dos municípios»
http://www.veterinaria-actual.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=771&Itemid=2
03-Jun-2009

Criada em 1989, a Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios (Anvetem) é actualmente presidida por Ana Elisa Vieira da Silva, médica veterinária municipal de Peniche.
Veterinária Actual - Pode descrever a realidade nacional no respeitante aos médicos veterinários municipais?
Ana Elisa da Silva - Neste momento há 236 médicos veterinários municipais no nosso país, sendo remunerados 60/40, respectivamente pelos municípios e MADRP/Direcção-Geral de Veterinária (DGV). É esta delegação de competências da DGV que nos aporta o estatuto de autoridade sanitária veterinária concelhia, que nos permite actuar de igual para igual com outras autoridades como as polícias, os delegados de saúde e a protecção civil. Somos uma espécie de delegado de saúde para a saúde animal.
VA - Mencionou 236 médicos veterinários municipais em exercício. Quantos são associados da Anvetem?
AE - Neste momento, com quotas pagas temos 67. Portanto, há muito trabalho a fazer...
VA - Quais são os principais projectos que a actual direcção tem para a Anvetem?
AE - Uma das linhas gerais que traçámos para o actual mandato, uma vez que estamos em período de negociação com a DGV para a alteração do Estatuto do Médico Veterinário Municipal, passava por acompanhar essas negociações, defendendo os interesses e as competências até agora adquiridas pelos médicos veterinários que representamos junto das tutelas. Outro dos objectivos passa pela ajuda na defesa de colegas veterinários municipais que tenham algum problema no decurso da sua vida profissional, dado que até aqui entendíamos que estavam um pouco desprotegidos.
Por outro lado, como também sentíamos que havia falta de informação, queremos manter um canal de informação e comunicação directo e actualizado com os colegas sobre legislação, acções de formação, eventos que tenham relevo para esta área profissional. Antes a informação partia da DGV ou de outra entidade, mas havia muitos colegas que se queixavam que não chegavam a saber do que se passava, porque essa informação não lhes chegava. Nesse sentido, criámos um blogue e temos também uma mailing list que compila e veicula toda a informação relevante para o sector. Estamos também a remodelar o nosso site para o tornar mais apelativo e moderno.
Um grande projecto que conseguimos realizar logo em Janeiro foi um encontro entre veterinários municipais e associações de protecção animal.

Leia a entrevista completa na Veterinária Actual N.º 19. Brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado