sábado, 16 de maio de 2009

Esclarecimento público da ANVETEM, no nome da Dr.ª Ana Elisa, sobre o programa da SIC "Aqui e Agora"

Em resposta às centenas de e-mails, sms’s, telefonemas, e comentários no blog (centenas no seu conjunto, entenda-se) que nos têm chegado, aproveito para deixar expressa publicamente algumas reflexões sobre o debate de ontem (SIC, programa “Aqui e Agora”):

1. Em primeiro lugar, um agradecimento óbvio à SIC por nos ter envolvido no programa – podia não ter acontecido; (pena apenas não termos podido levar um animal recolhido e reabilitado de um canil municipal, tal como tínhamos proposto à produção nem terem sido transmitidas quaisquer imagens (fotos ou videos) positivos sobre o bom trabalho feito em canis/gatis municipais, por médicos veterinários municipais e respectivos Municípios (muitos).)

2. Em segundo lugar, um MUITO OBRIGADA! A todos (Colegas – mvms mas não só), Associações, Amigos, etc, que manifestaram positivamente o seu agrado pela nossa prestação.

3. Também uma palavra para aqueles que nos enviaram mensagens mais críticas, reconhecendo com humildade que podemos sempre fazer melhor, e que tomámos nota atenta das mesmas, para em futuras intervenções sermos talvez mais claros, mais estruturados, mais ilustrativos e mais fundamentados.

4. Uma nota para relembrar todos aqueles que criticam os canis e gatis municipais que, na generalidade dos casos, as más condições referidas NÃO SÃO da responsabilidade do Médico Veterinário Municipal que se vê confrontado com falta de meios, recursos, equipamentos, pessoal com formação, fármacos, vontade política....Não nos revemos na imagem de “funcionário público” (no seu acento pejorativo com que é dito) com que nos querem rotular: não é essa de facto a força que nos move nem que nos anima, mas antes outra, persistente e voluntariosa, com que encaramos as nossas competências e as REIMAGINAMOS, conseguindo, por vezes, contra ventos, marés e várias correntes contrárias, verdadeiros milagres, que nos dão alento e estímulo para prosseguir.

5. Um comentário para esclarecer que o nosso caminho (não foi, não é e) NUNCA será o da crítica destrutiva, do “apontar o dedo” e do “dizer mal” (embora sintamos que somos alvos preferenciais dessas práticas por muitos...), nem em relação às Associações (sobre algumas das quais também temos informações preocupantes no que respeita à defesa e bem-estar de animais...entre outros pormenores), nem em relação aos Municípios – a “rota” a seguir será sempre de discriminação positiva e de demonstração do BOM e BEM (e é muito) que se está a fazer.

6. Se, quanto às Associações e Grupos de Voluntários, os seus corpos sociais e associados serão naturalmente “animal-friendly”, pela causa que abraçam e pelas funções que desempenham, sugerimos aqueles que criticam os Municípios e as Autarquias em geral, que utilizem os meios democráticos ao seu alcance (que talvez desconheçam): compareçam nas sessões de câmara públicas, nas assembleias municipais e nas assembleias de freguesia – levem as vossas reclamações e problemas mas levem também, contributos, ideias, sugestões e soluções. Os órgãos autárquicos são órgãos de proximidade e de diálogo com as populações: a democracia fica mais pobre quando, em vez de serem usados os meios adequados para a exercer, são antes escolhidas as armas do insulto, da ofensa, da injuria e da difamação. (habitualmente levianas e falsas)

7. Autarquias (Municípios e Juntas de Freguesia) “animal-friendly” serão sempre aqueles cujos Autarcas encaram estas matérias como uma prioridade politica, não só pelo impacto em saúde e bem estar animal mas também em segurança e saúde dos cidadãos, temas que não poderiam ser mais queridos a qualquer Eleitor. Por isso, lembre-se: nas próximas Autárquicas, procure, nos candidatos do seu Concelho, um programa eleitoral que refira as “grandes opções do plano” para políticas pró-animais, procure saber quais os Autarcas que visitam e se propõem a melhorar (ou a construir) os canis/gatis municipais (in)existentes, identifique quais as medidas que os mesmos propõem para cada Concelho, nestas matérias. O Voto está na sua mão de Freguês, de Munícipe, de Eleitor!

Obrigada
ANA ELISA
15.O5.2009

10 comentários:

  1. "compareçam nas sessões de câmara públicas, nas assembleias municipais e nas assembleias de freguesia – levem as vossas reclamações e problemas mas levem também, contributos, ideias, sugestões e soluções. Os órgãos autárquicos são órgãos de proximidade e de diálogo com as populações: a democracia fica mais pobre quando, em vez de serem usados os meios adequados para a exercer, são antes escolhidas as armas do insulto, da ofensa, da injuria e da difamação. (habitualmente levianas e falsas)"
    É aqui que esta senhora, Ana Elisa falha.
    Cara Senhora,
    Se vocês que são veterinários estão dentro da própria autarquia não conseguem mudar nada, imagine quem está fora. Há realmente canis que são campos de concentração perfeitos. E negar isto é quer esconder a realidade. Existem alguns veterinários que convivem bem com esta realidade, mas outros querem optar pela mudança e não o conseguem fazer junto dos agentes politicos municipais, e depois optam pela resistência passiva, o que é pena.
    Agora, eu não sei o que se passa, mas a função pública tem um síndrma grave, a passividade e o comodismo de quem tem o cargo garantido. Na privida ou trabalha com critério ou vai para a rua.
    Agora outra coisa, "habitualmente levianas e falsas)"
    Esta postura é muito triste, para não dizer de uma falta de inteligência atroz.
    As criticas que lhe são dirigidas são falsas na sua generalidade, as que dirigi aos outros são.... como hei-de dizer....sábias.
    Vindas de um Einstein da medicina veterinária. Olhe -se ao espelho e tenha a verdadeira noção da sua realidade.
    Existem maus e bons em todas as profissões, cara senhora... o corporativismo é o primeiro passo para cegueira colectiva...SEJA HUMILDE.

    ResponderEliminar
  2. Ao ler este triste comentário anterior cedo percebi que a capacidade de opinar está tapada por duas talas. "Segue o moutinho" "segue o moutinho" "IO IO".
    Como é que alguém neste mundo pensa que o Médico veterinário Municipal pode mudar uma postura de uma Câmara?!? Os vets municipais não são vereadores nem presidentes caro comentador! Pelos vistos é V.Exa que não é humilde!
    Gostaria de ver o que aqui o comentador fazia se estivesse SEM UTOPIAS à frente de um canil com dez jaulas e com 30 cães a entrar por semana.. Das duas uma ou se despedia do cargo ou entrava em depressão e abatia(ainda podia tentar mandar como companhia para o Miguel Moutinho mas não dá porque ele só come palha e gosta de estar rodeado por outros burros! Ah, sabiam que só aceita na ANIMAL veterinários vegetarianos, sabiam desta?)
    Continuando, este comentador ao fim de uma semana e com os cães empilhados aos montes no canil e sem verba para comprar ração extra-orçamento ia falar com o presidente de cÂmara, e das duas uma, ou era despedido ou simplesmente era ignorado.
    Cresça ò senhor e ganhe juízo e já agora leia novamente este "post" e leia com olhos de ler. Pode ser que assim aprenda alguma coisa e contribua de forma construtiva, em vez de vir para aqui vomitar essas barbaridades só porque tem um problema com os vets municipais. Cegueira colectiva? bem, vou parar por aqui senão isto descamba.

    ResponderEliminar
  3. "Há realmente canis que são campos de concentração perfeitos. E negar isto é quer esconder a realidade. "


    É este o chavão constantemente utilizado pelos ditos defensores da causa dos animais. Estes "defensores dos animais" vivem no seu mundo, têm o direito de viver no mundo que quiserem, mas os MVM que estão à frente dos canis que eles classificam dessse modo, têm que viver no mundo real. Vossas excelências são na verdade criaturas "sui generis" com quem no dia-a-dia é difícil cruzarmo-nos, pois trabalhamos com categorias mentais , com opcões de vida completamente diferentes. A vossa vida é uma militância, contra tudo e contra todos, vendo só a causa dos animais. Impressiona-me como gastam tantas energias não indo ao fundo do problema. É melhor investir nas pessoas, pois o drama dos animais que querem defender é terem a pouca sorte de caírem nas mãos de donos errados.Se não vejamos:
    Quantas vezes sou chamado para apreciação de queixas por maus tratos aos animais em que a vizinhança se queixa disto ou daquilo. Examinada a situação verifico com muita frequência que os donos dos animais são pessoas sem a devida capacidade (às vezes por doença) nem sensibilidade para tratar dos animais. Verifico muitas vezes que a pessoa não está em condições de tratar de si própria quanto mais do cão que tem preso à corrente. E no entanto o motivo que determinou a queixa é o de maus-tratos a animais e nunca ninguém verificou que a pessoa já não está capaz nem sequer para cuidar de si, nem ninguém se preocupa com ela. É este o mundo em que vivemos, não olhamos sequer para o nosso semelhante e andamos a falar em direitos dos animais. Vamos ao fundo do problema e a vossa causa ficará vazia...
    Fico sem geito, perante aqueles (mais aquelas) que me dizem apaixonadamente que são mais sensíveis ao sofrimento dos animais do que ao sofrimento das pessoas. Não aprendi nesta escola, assim não dá...

    ResponderEliminar
  4. A nossa causa deveria ser a vossa, mas não é, eu sei ( de alguns), mas deveria ser a vossa também por questão de ética profissional. Que era de palha vieram vários burros e comeram (isto para responder ao penúltimo comentário).
    Qt ao Miguel Moutinho, referido no mesmo comentário, não respondo por ele, pena que acuse alguém directamente e não dê a cara...Sabe que numa associação não se tem tempo para andar em guerrilhas, há muito trabalho para fazer, quem tem mais tempo para isso são os funcionários públicos...por isso é que passam por aqui tantos a deixar os seus testamentos...
    Qt ao 2º comentário,"Fico sem geito, perante aqueles (mais aquelas) que me dizem apaixonadamente que são mais sensíveis ao sofrimento dos animais do que ao sofrimento das pessoas. Não aprendi nesta escola, assim não dá" . Não fique sem jeito....sabe que a grande parte dos voluntários de associações zoófilas colaboram ou são voluntários tb em associações civis, destinada a servir pessoas. Grande parte das pessoas que tem esse argumento encenado nunca fez um trabalho de voluntariado em nenhuma instituição, só fala dos outros, mas não é exemplo para ninguém nessa matéria...Não sei se será o seu caso...
    Se todas as pessoas que defendem só os seus interesses, repare não são os de ninguém, nem uma causa, são os interesses próprios.
    Mas, como dizia, se cada pessoa que defende só os próprios interesses fizesse algum trabalho de voluntariado numa instituição qualquer, em vez de julgar os que tiram o seu tempo, bem-estar e até dinheiro para trabalhar para a sociedade, este país seria um paraíso humano.
    Agora, critiquem à vontade, o que não podem impedir nunca é cada um de nós lutar por um país mais civilizado, progressista e não permitir que herdeiros de cargos por sucessão ou simpatias não cumpram a sua função de uma forma competente e equilibrada...
    (mas este é já um mal que vem da formação).

    ResponderEliminar
  5. Meu Deus que parvoíce este ultimo comentário... O Sr. Miguel Moutinho faz circular um e-mail aos seus "aficionados" a pedir que se manifestem neste blog e no da SIC. Os seus seguidores devidamente entalados vêm a este blog fazer todo o tipo de críticas à digníssima presidente da ANVETEM que teve uma prestação exempalr, e não fazem, repito, não fazem qualquer tipo de crítica construtiva. Quando se fala no Sr. Miguel Moutinho jásomos nós os funcionários públicos etecetera etecetera.. Ah ah ah tenha juízo caro comentador.
    Mas vou continuar..
    1)Que propostas relevantes fez o Sr. Miguel Moutinho na televisão? limitou-se a criticar, como se fosse o Deus da razão, sem qualquer tipo de solução apresentada.
    2)Que apresenta o Sr. Miguel Moutinho como solução para o problema da sobre-população animal? Certamente o seu triste manifesto animal não vai solucionar esta questão.
    3) O aumento do tamanho dos canis será solução a longo-prazo para esta questão? onde vão pôr os animais quando os canis aumentados encherem? Quem vai pagar a sua alimentação? O parco erário público?
    Por fim deixei o melhor para o fim:
    4) É verdade que a ANIMAL não apoia e é contra a esterilização dos animais? Como é isto possível sr. Miguel Moutinho? Como quer controlar os animais se é contra esta medida fulcral de impedimento da reprodução?

    Ganhe juízo caro Miguel e sabe qual é o problema? é que teve a ANIMAL muito tempo de antena, e se fosse como em Barrancos, vocês ram mais humildes e baixavam a bolinha. Mas assim, pensam que são reis e senhores.
    Peço que os seus seguidores lhe mostrem esta mensagem a fim de obtemos uma resposta muito desejada.
    Obrigado.

    PS: vou assinar o comentário

    ResponderEliminar
  6. "Existem maus e bons em todas as profissões, cara senhora... o corporativismo é o primeiro passo para cegueira colectiva..."

    Pelo comentário deste(a) comentador(a) vê-se mesmo que é uma pessoa lúcida, sem cegueira corporativa ou de grupo como acusa os MVM...

    Pode continuar na sua, mas enquanto tiver essa obnubilação não conseguirá ver a realidade...
    E depois faz afirmações muito arrojadas,senhor... e acusa-nos de maus funcionários públicos...

    " Na privida ou trabalha com critério ou vai para a rua. " - diz.

    Olha se este consegue a cadeira do poder!...Estamos feitos ao bife...

    ResponderEliminar
  7. "A nossa causa deveria ser a vossa, mas não é, eu sei ( de alguns), mas deveria ser a vossa também por questão de ética profissional. "

    Ah!...Mas este comentário é o máximo...O autor entende dever ser a sua causa também abraçada pelos outros e por uma questão de ética profissional... Mas isto só duma mente que se imagina muito acima dos outros. Assim não pedemos falar de igual para igual.

    ResponderEliminar
  8. "...por isso é que passam por aqui tantos a deixar os seus testamentos..."

    Oh senhores testamenteiros!... Eu também quero ficar no vosso testamento...

    ResponderEliminar
  9. ..."e não permitir que herdeiros de cargos por sucessão ou simpatias não cumpram a sua função de uma forma competente e equilibrada..."

    Este(a) comentador(a)está a ser muito mal aproveitado(a)... Eu acho que deveria estar já no governo com a pasta da reforma da administração pública...
    Vá aproveite e não se embrenhe tanto nas suas actividades...

    ResponderEliminar
  10. ..."quem tem mais tempo para isso são os funcionários públicos...por isso é que passam por aqui tantos a deixar os seus testamentos..."

    Mas quem é afinal o testamenteiro?!...Eu também quero entrar no testamento que um comentador anterior disse que alguns funcionários públicos andam a deixar aqui...E mai'nada...

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado