domingo, 26 de abril de 2009

Informação sobre a Gripe Suína (DGS)

A direcção-geral de Saúde (DGS) recomendou que todos os casos de gripe suspeitos sejam confirmados em laboratório, na sequência de surtos de uma nova estirpe do vírus da gripe suína no México e Estados Unidos.
«Todos os casos de síndroma gripal suspeitos têm de ser confirmados laboratorialmente», devendo os médicos contactar o Instituto Ricardo Jorge, refere a DGS em comunicado dirigido aos médicos e divulgado hoje na sua página na Internet.
«A definição de caso suspeito para fins de notificação imediata assenta, nesta fase, em critérios clínicos e epidemiológicos, designadamente infecção respiratória de início agudo, com febre alta, em doente com contexto epidemiológico (proveniente de zona afectada nos últimos 10 dias ou contacto próximo com pessoa doente com quadro gripal proveniente de zona afectada)», acrescenta o comunicado.
Perante estes doentes, a DGS recomenda também que «devem ser observadas medidas de protecção individual» nos serviços de saúde.
Surtos de um novo vírus da gripe suína provocaram a morte a pelo menos duas dezenas de pessoas no México, mas as autoridades admitem que o número possa ser mais elevado já que existem 60 mortes por suspeita de pneumonia.
Nos Estados Unidos, são já oito as situações não mortais registadas.
A DGS reafirma que «não há, até ao momento, conhecimento de casos em Portugal», adiantando que «foram accionados os dispositivos previstos para este tipo de situações em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge».
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou já hoje para o «potencial pandémico» do novo vírus aconselhando os países a reforçarem a vigilância.

Mais notícias:
OMS prepara acção urgente para controlar Gripe Suína no México:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/04/090425_mexicooms_np.shtml
PORTUGAL - Gripe suína: Nenhum caso conhecido em Portugal e na Europa:
O que é a Gripe suína?

1 comentário:

  1. cOMO A SAÚDE É UM BEM PRECIOSO COM O QUAL NÃO SE DEVE BRINCAR ,ACHO QUE TODAS AS INFORMAÇÕES CREDIVEIS DEVEM SER TRANSMITIDAS AOS PORTUGUESES ,TODO E QUALQUER INTERESSE ECONÓMICO SUBJACENTE TEM QUE FORÇOSAMENTE FICAR DE LADO EM FAVOR DA VIDA ,ESSA SIM NÃO HÁ DINHEIRO QUE A COMPRE

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado