terça-feira, 10 de março de 2009

Projecto Fiel [MVM de Évora]

A Câmara Municipal de Évora, através Núcleo de Veterinária e Saúde Pública da Câmara Municipal de Évora (NVSP-CME), prossegue com o Projecto Fiel,que visa ensinar à população, nomeadamente aos mais novos, a maneira mais adequada de lidar com os animais de estimação.

Este projecto não esquece também a importância de promover o contacto estreito das pessoas portadoras de deficiência com o animal de companhia,de forma que estas possam usufruir dos benefícios que daí advêm.
Nesse sentido, propôs algumas acções nas instituições de apoio à pessoas portadora de deficiência, as quais foram aceites e tiveram início no mês de Fevereiro, com a visita à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), e até ao final do ano deverão estender-se a outras instituições do concelho.

As acções promovidas na APPACDM pelo Fiel, em colaboração com o Clube Cinofilo do Alentejo, incluíram actividades com os cães da própria instituição, promovendo simultaneamente o seu treino de obediência básicae sociabilização, e a sua aproximação física e emotiva a um pequeno grupo de utentes da instituição.

O Projecto Fiel, no âmbito das suas acções educativas previstas para o anolectivo 2008/09, iniciou as visitas lúdico-pedagógicas às escolas EB1 FreiAleixo, EBI Malagueira, EB1 Horta das Figueiras, Jardim de Infância do Bacelo e Jardim de Infância da Cruz da Picada em Dezembro de 2008, com otema: “ A escolha de um animal de companhia”.

Durante este ano lectivo serão ainda efectuadas mais duas visitas a cada escola onde serão tratados os temas: “Os animais de companhia na sociedade”, e “Raças caninas e felinas”.
Todos os fins-de-semana, o Fiel em colaboração com o Clube Cinofilo do Alentejo continua a promover sessões gratuitas de treino de obediência básica canina. A aderência dos munícipes tem sido bastante significativa, com resultados claros na melhoria do relacionamento e comunicação entre donos e seus cães, e seu enquadramento na família e sociedade. Desde Outubro de 2008 cerca de 90 munícipes e seus cães já usufruíram desta iniciativa.
Veja a notícia em:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado