sexta-feira, 13 de março de 2009

Portugal é de todos (desafio do jornal Expresso)

Na sequência do desafio de elaboração de propostas de actuação para os municípios pelo jornal Expresso a fim de melhorar a sociedade, a enviar até ao Dia 25 de Abril, a ANVETEM preparou o seguinte texto, aberto às Vossas sugestões:

Propostas de actuação para os municípios

Uma ideia para construir uma sociedade mais solidária:


"Os Municípios poderiam ter um papel mais proactivo na defesa e protecção dos animais, na luta contra o seu abandono, maus-tratos e violência de toda a ordem.
Uma sociedade mais solidária passa, sem dúvida, pelo respeito pelos seres vivos que não podem, sozinhos, proteger-se de uma realidade que lhes é cada vez mais hostil e agreste. OS MUNICIPIOS PODERÃO, SEM DÚVIDA, FAZER A DIFERENÇA - dotação de estruturas mais modernas e adequadas que respeitem as normas de bem-estar animal (canis/gatis), disponibilização de autoridades sanitárias veterinárias concelhias cada vez mais atentas aos maus-tratos, ao abandono e violência em animais, em verdadeiros programas de controlo em cada Concelho, promoção de programas de esterilização de animais vadios ou errantes, divulgação e apoio a programas de ADOPÇÃO de animais a partir de canis/gatis municipais, incentivo a operadores que permitam a entrada de animais, desde que cumprindo as normas legais e acompanhados pelos seus donos, criação de espaços de lazer nos Concelhos, que possam ser usufruídos pelos donos com os seus animais, programas de informação, educação e sensibilização massivos nas Escolas, a começar pelo pré-escolar sobre estas temáticas, criação, nos regulamentos municipais, de coimas pesadas para aqueles que maltratam e abandonam animais, e tanto mais se poderá fazer!"

ANVETEM

3 comentários:

  1. Excelente texto! É muito bom que se compreenda que no contrato social cabem todos e todos devem ser protegidos(humanos, animais não humanos e natureza). Assim se consegue uma sociedade melhor, mais solidária e mais feliz. Apenas uma sugestão ao texto. É importante que todos tomem consciência da necessidade de esterilizar os seus cães e gatos para erradicar o abandono e não apenas os errantes. Esta é uma prática que deveria atingir cerca de 80% , como demonstra no seu estudo o veterinário municipal de valongo. Consciencializar os portugueses desta necessidade é uma das grandes apostas!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida extremamente necessário. Acrescentaria somente o apoio por cada município às Associações particulares, sem fins lucrativos, de defesa, recolha e mantutenção de animais vítimas de maus tratos, abandono ou errantes, sediadas nas respectivas áreas municipais.

    ResponderEliminar
  3. Extremamente necessário.
    Acrescentaria somente que há necessidade de as Câmaras Municpais apoiarem, por todos os meios,as Associações particulares sem fins lucrativos, que se dedicam à recolha, tratamento, manutenção e adopção de animais vítimas de maus tratos, abandono, ou errantes, que esteja sedeadas nas suas repectivas áreas municipais.

    ResponderEliminar

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado