segunda-feira, 30 de março de 2009

China: Febre aftosa mata crianças - in correio da manha

Relembramos o importante papel dos Médicos Veterinários Municipais em 2001, lutando contra a entrada do vírus da febre aftosa em território português (com sucesso), apesar dos dramáticos focos desta doença que grassava então, noutros países europeus.
Também aqui e então, foi com sucesso e eficácia que as autoridades sanitárias veterinárias concelhias lutaram com esforço, em prol da saúde animal e da saúde pública!

ver aqui as medidas tomadas na Autarquia de Loures (paginas 27 a 32)

27 Março 2009 - 09h15
Pelo menos 18 vítimas na China: Febre aftosa mata crianças
Um surto de febre aftosa provocou a morte de 18 crianças na China, na sua maioria com idades inferiores a cinco anos, informou um porta-voz do Ministério da Saúde chinês.
Deng Haihua anunciou que o número de contaminados está a aumentar e que se prevê que atinja o seu pico entre Maio e Julho numa “zona muito ampla, sobretudo nas áreas rurais”, como Henan, no centro do país, e Shandong, no leste.

O Ministério da Saúde chinês informou que 75 por cento dos 41.846 casos de febre aftosa detectados nos três últimos meses estão relacionados com infecções pelo vírus EV71, uma das formas mais agressivas da doença que causou mais de 40 mortes no Leste da China em 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado