segunda-feira, 23 de março de 2009

Breve apresentação das Raças Portuguesas (colaboração com o CPC)

O nosso agradecimento ao CPC - Clube Portugês de Canicultura, com o qual pretende a ANVETEM estabelecer estreitas colaborações na realização de mostras, concursos, demonstrações e outras iniciativas que visem divulgar e proteger o património nacional a nível de raças caninas.
Obrigado

Numa altura em que as raças portuguesas ganham notoriedade internacional com a escolha para cão “presidencial “ de Barack Obama, do “ Cão de Água Português, apresenta-se de seguida uma breve resenha de cada um das 10 raças de Cães Portuguesas, com base na informação do Clube Português de Canicultura, sendo que o “Cão de Gado Transmontano “ e o “Barbado da Terceira” não estão ainda reconhecidos pela FCI (Federação Cinológica Internacional).

Cão de Água
Originário do Algarve onde era utilizado pelos pescadores. Temperamento ardente, inteligente e obediente. Cabeça forte e larga, com stop pronunciado, orelhas pendentes, olhos arredondados, narinas pretas nos pretos, nos brancos e nos malhados, ou acastanhadas nos castanhos. Tronco curto. Cauda grossa na base, enrolando-se em óculo. Pelagem encaracolada ou encarapinhada, cor preta, castanha ou branca unicolor ou malhada de branco (manalvo ou quadralvo).Bom nadador e mergulhador. Altura 43 a 59cm.

Cão da Serra de Aires
Muito inteligente e rústico. Muito dedicado ao pastor e aos gados que vigia. Corpulência média, cabeça forte, não comprida nem globosa, «stop» marcado, orelhas pendentes, olhos escuros, nariz de cor preta ou escura, bigodes, barbas e sobrancelhas. A cauda cai até aos jarretes. Cábria e comprida, a pelagem é amarela, castanha, cinzenta, fulva, lobeira ou preta afogueada, sem malhas brancas. Altura :42 a 55cm.

Cão de Fila de S. Miguel
O cão de Fila de S. Miguel, mais conhecido localmente por «Cão das Vacas» possui um temperamento forte, mas dócil para o seu dono. Corpulência média, forte rústico e ligeiramente mais comprido que alto. Cabeça forte e de aspecto quadrado. As orelhas quando não são cortadas, ficam pendentes e ligeiramente afastadas da face. Olhos ovais e castanhos escuros. Nariz largo e negro. Cauda grossa, tamanho médio, ligeiramente encurvada, ou encurtada. Pêlo curto, forte, denso, liso e ligeiramente encurvada, ou encurtada. Pêlo curto, forte, denso liso e ligeiramente franjado na cauda e posteriores. Cor amarela, cinza ou fulva, nas tonalidades claro e escuro, devendo ser sempre raiado. Altura: 48 a 60cm.

Cão da Serra da Estrela
Cão de montanha, companheiro do rebanho na sua função de protecção contra o lobo.
Tipo mastim, harmonioso e robusto, tem o seu solar com origem na serra da Estrela. Cabeça volumosa, alongada e ligeiramente convexa, stop mediano, orelhas pequenas e repuxadas, olhos âmbar – escuro, narinas pretas ou escuras. Cauda com gancho. Pelagem curta ou comprida, fulva, lobeira ou amarela, unicolor. Altura 62 a 72cm.


Rafeiro do Alentejo
De grande corpulência sobre o rústico, encontra-se principalmente no Alentejo.
A cabeça ligeiramente convexa, focinho mais curto do que o crânio, stop esbatido, orelhas pequenas, olhos elípticos pequenos e escuros, narinas pretas. Cauda grossa sem gancho. Pés arredondados. Pelagem curta, preta, fulva, lobeira ou amarela malhadas de branco ou branca malhadas daquelas cores e tigradas. Altura: 64 a 74cm.


Cão de Castro Laboreiro
Tipo amastinado, é harmonioso de formas e vistoso de pelagem. Excelente cão de guarda abunda nas serras da Peneda e Soajo. Cabeça regular, seca rectilínea, crânio mais comprido do que o focinho, stop pouco acentuado, orelhas regulares e pendentes ,olhos castanhos, narinas pretas. Cauda grossa, sem enrolar ,em alfange. Membros aprumados de frente e de trás, acurvilhados de perfil, pés redondos. Pelagem curta, lobeira ou fulva, escura e raiada .Altura :52 a 60cm.

Perdigueiro Português
Foi um dos ancestrais do Pointer. Tipo bracóide e um óptimo cão de parar, cobrando muito bem de ferido e caçando em todos os terrenos e com todo o tempo. A cabeça dá impressão de volumosa pelo seu formato quadrado, stop bem marcado, fronte plana, orelhas médias mais largas na base, arredondadas e pendentes, olhos castanhos- escuros, narinas pretas ou escuras. Cauda não excedendo o curvilhão ou encurtada um terço.
Pelagem curta, amarela ou castanha, unicolor ou malhada de branco. Altura:48 a 60cm.


Podendo Português
Cão de levante e corso, O podendo grande, na caça grossa e os outros (pequeno e médio) na caça do coelho, isolados ou em matilha. Tipo mediolíneo e bem proporcionado. Cabeça seca, em forma de pirâmide triangular, crânio plano, chanfro rectilíneo, stop pouco acentuado, orelhas direitas, triangulares e pontiagudas, olhos da cor do mel à castanha, nariz de cor mais carregada do que a pelagem. Cauda alta, erguendo-se em foice. Pelagem amarela, fulva, unicolor ou malhada, de pêlo comprido e cerdoso ou curto e liso. Altura: Podengo Grande, 55 a 70 cm; Podendo Médio, 40 a 55 cm; Podengo Pequeno, 20 a 30 cm.

Cão de Gado Transmontano
Em épocas remotas, este cão fixou-se nas regiões altas de Portugal, nomeadamente em Trás-os-Montes como cão de pastor com funções específicas de guarda contra o ataque do lobo aos rebanhos. Cão molossoide de grande tamanho, forte e rústico, de corpo quadrado, 1que se evidencia pelo seu aspecto imponente, porte altivo e olhar sóbrio. Cabeça larga, mas não muito maciça, stop moderado, orelhas pendentes de tamanho médio, olhos amendoados cor de mel ou mais escuros, narinas negras bem abertas. Cauda inteira e grossa em sabre. Pelagem grossa e abundante. Todas as cores são aceites excepto o branco ou preto unicolores. Os malhados são preferidos. Altura 66ª 84 cm.

Barbado da Terceira
Cão rústico, com o corpo forte e bem musculado, coberto de pêlo comprido e ondeado, tem o seu solar na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores Cão de gado bravo por excelência, muito ágil e dinâmico. Cabeça forte e sólida, stop pouco pronunciado, orelhas de tamanho médio, triangulares e pendentes olhos ovais de cor de mel a castanho escuro, nariz grande, cúbico e de cor negra ou castanho. Cauda com implantação média a baixa, caída e encurvada na parte inferior. Admitem-se os anuros.
Pelagem abundante preta, lobeira, amarela e fulva, podendo ter malhas brancas no peito, ventre e pés, e ponta da cauda. Farta na zona mandibular originando as barbas de onde lhe advém o nome .Altura :48 a 58cm.


Os resumos de apresentação e as fotos são do CPC
Mais informação em http://www.cpc.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado