terça-feira, 31 de março de 2009

3º Congresso Português de Alimentação e Autarquias [Ausência de MVMs]

Forum da Maia - dias 16 e 17 de Abril

"Depois do enorme sucesso das edições anteriores o congresso pretende reunir mais uma vez os diferentes profissionais que prestam serviços no contexto da alimentação ao serviço das autarquias portuguesas e trocar experiências."...

A ANVETEM alerta os Colegas para o evento acima referido, que decorrerá no Forum da Maia, nos próximos dias 16 e 17 de Abril, sugerindo a todos osColegas MVMs cuja disponibilidade o permita, que nele participem.

A ANVETEM não pode deixar de registar a ausência (pelo menos aparente) no respectivo programa de qualquer intervenção ou palestra relacionada com a actividade dos Médicos Veterinários Municipais, neste contexto, que como todos sabemos vai desde o controlo dos refeitórios escolares, até ao controlo oficial (PACE) de locais de venda de carnes e seus produtos e pescado, passando também pelos veículos de transporte e venda de alimentos, dos operadores em feiras e mercados muncipais que vendem alimentos de origem animal, e ainda a vigilância aos estabelecimentos de restauração e bebidas.
O papel dos MVMs é também importante na promoção dos produtos tradicionais alimentares num verdadeiro "boom" micro-económico a que temos assistido por todo o País, já para não falar na intervenção a nível do licenciamento de estabelecimentos comerciais de venda de géneros alimentícios bem como também no licenciamento industrial de estabelecimentos em que haja manipulação de alimentos de origem animal ou até de animais vivos (como é o caso dos viveiros de mariscos). O licenciamento industrial de industrias tipo 3 merece-nos especial atenção, já que é o Municipio a respectiva entidade coordenadora e o numero de controlo veterinário (NCV) não poderá ser atribuído sem vistoria prévia dos serviços veterinários oficiais(mvm/div/dsvr).

A ausência total de referência ao papel do Médico Veterinário Municipal neste Forum de referência sobre "Alimentação e Autarquias", em que destacamos a presença e o apoio a este evento por parte da Associação Nacional de Municípios Portugueses, deve-se, estamos certos, a uma deficiente acção da nossa parte, talvez por não termos conseguido (até agora) provar, mostrar e ilustrar (as já comprovadas pela prática em todos os Municipios que de facto recorrem ao seu mvm nestas matérias) as inumeras mais-valias da envolvência e integração do Médico Veterinário Municipal nas diferentes equipas multidisciplinares que trabalham nas Autarquias, sobre estes temas.

Tendo identificado e consciencializado essa nossa falha, estamos proactivamente interessados em corrigi-la - com a ajuda de todos, como é natural e como só assim será possivel.
Os Médicos Veterinários Municipais têm sempre estado na primeira linha da defesa da saúde e bem-estar dos animais, da saúde pública e da qualidade e segurança alimentares nos bens de consumo às populações - desde 1853, em Lisboa, por exemplo (ver anterior post em http://anvetem.blogspot.com/2009/03/boletim-dos-mercados-municipais-lisboa.html).

Se a história e as normas actuais (regulamentos europeus e legislação nacional) não fossem suficientes para demonstrar a essencialidade das autoridades sanitárias veterinárias concelhias, as solicitações das populações e autarquias, cada vez mais exigentes e diversificadas, aí estão para o confirmar.

2 comentários:

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado