terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

[UPDATE] Surto de Raiva em Angola - Comunicado da ANVETEM

Angola: Raiva já matou 58 crianças em Luanda

Luanda, 10 Fev (Lusa) - O surto de raiva em Luanda já matou 58 crianças desde Novembro, oito só na última semana, disse hoje à Agência Lusa o director do Hospital Pediátrico de Luanda.
"A raiva é uma doença contagiosa de elevada mortalidade que se transmite a Humanos sobretudo através da mordedura dos cães doentes. Em Portugal a doença é considerada oficialmente erradicada desde 1956. Os serviços veterinários Portugueses têm mantido uma campanha de vacinação anual obrigatória, sistemática desde 1926. Foi a eficácia dessas campanhas que permitiu erradicar a doença, sendo Portugal uns dos primeiros países do mundo a obter o estatuto de «País oficialmente indemne de Raiva»." in Portal do Governo

A ANVETEM - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE MÉDICOS VETERINÁRIOS DOS MUNICIPIOS considera oportuno informar que:
  1. O "Plano Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animale Outras Zoonoses" tem sido executado em Portugal pelos MÉDICOSVETERINÁRIOS MUNICIPAIS, garantindo questões relacionadas com saúdeanimal, saúde pública e bem-estar animal, em estreita cooperação com asAutarquias e seguindo as orientações técnicas do Ministério daAgricultura,Desenvolvimento Rural e das Pescas, através da Direcção Geral de Veterinária.
  2. Este Plano de vacinação anti-rábica, executado pelos MÉDICOS VETERINÁRIOS MUNICIPAIS transformou Portugal num caso de sucesso a nível Mundial, visto que somos País indemne = livre de doença, desde 1956, contrariamente à situação actualmente verificada noutros Países da UE.

A ANVETEM considera importante informar a população sobre estas questões que à Saúde de Todos dizem respeito, alertando e relembrando para a necessidade de vacinação OBRIGATÓRIA do seu cão, bem como da respectiva IDENTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA, se pertencente às categorias definidas em Dlnº 313/2003 de 17/12 e/ou nascido a partir de JULHO DE 2008.

A ANVETEM aproveita igualmente para alertar a população de que não deve descurar a vacinação anti-rábica dos seus animais, por forma a manter assim o País livre desta doença mortal.

Obrigado

ANVETEM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado