terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

ANVETEM na Assembleia da Republica

Junto se dá a conhecimento dos associados, as amáveis palavras que foram dirigidas à ANVETEM, pelo Exmo. Sr. Dr. Luis Carloto
Marques, Deputado na Assembleia da República (AR) pelo Grupo Parlamentar do PSD, na sequência da 1ª reunião da nova direcção ocorrida na AR, com todos os grupos parlamentares.

Exma. Srª Drª,
Agradeço-lhe as suas palavras. As iniciativas que promove para um mundo mais justo.
A sua intervenção no Parlamento, assim como dos seus colegas, foi uma rara e agradável surpresa. Parabéns.

Com enorme estima e consideração,
Luís Carloto Marques
Deputado Assembleia da República
Palácio de São Bento
1249-068 Lisboa

Ocorreu posteriormente uma 2a reunião na AR com a sub-comissão de agricultura do grupo parlamentar do PS, a qual também correu muito bem, e onde foram debatidos assuntos do interesse dos médicos veterinários municipais, nomeadamente, da importância da sua existência nas Câmaras Municipais, como autoridades sanitárias veterinárias concelhias, no garante da salvaguarda da saúde e do bem-estar dos animais, da saúde pública veterinária, da higiene e segurança dos alimentos de origem animal ao longo de toda a cadeia alimentar, assim como, na formação e informação dos operadores e da população em geral e como agentes promotores e executores das políticas nacionais transnacionais de saúde animal e saúde pública veterinária a nível concelhio.

Foi ainda debatido o papel essencial que os MVM poderão ter no desenvolvimento e promoção de políticas locais de protecção dos alimentos de fabrico local, artesanal e tradicional no âmbito do projecto "Qualifica", não só pela sua formação técnica específica em inspecção sanitária de alimentos, mas também, devido à sua relação funcional com a Direcção Geral de Veterinária (autoridade veterinária nacional competente para as políticas de saúde animal e saúde pública veterinária) e da articulação facilitada dos mesmos com as autoridades de saúde concelhias, mas sobretudo, com os munícipes e operadores económicos locais, que podem ter nos MVM e nas Câmaras Municipais, parceiros activos e construtivos, nas políticas de sustentabilidade das pequenas economias e emprego em zonas rurais, no fomento ao eco-turismo e promoção e protecção da gastronomia local e regional, sempre com o garante da segurança alimentar e protecção da saúde dos consumidores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário que será publicado após moderação (permita-nos 24h para o publicar). Não serão aceites comentários desprestigiantes para a ANVETEM ou seus associados.
Obrigado